Publicidade chega ao Instagram

Formato comercial estreia no Brasil com oito marcas. O Brasil é o segundo maior da plataforma em número de usuários, atrás apenas dos EUA

Nesta segunda-feira, 13, estreia a publicidade no Instagram Brasil. E ela dá largada em ondas. Na primeira leva, oito marcas entram no feed dos usuários com peças patrocinadas. São Avon, CloseUp, Coca-Cola, Mitsubishi, Mondelez, Visa, Vivo e Volkswagen. Elas veicularão a partir desta semana fotos e vídeo que vão aparecer no feed com a palavra “patrocinado” no alto do post – quem não quiser ver a publicidade, terá como esconder as peças. Na segunda fase, que se inicia em 1º de julho, qualquer anunciante poderá comprar mídia.A estreia mundial da publicidade no Instagram, rede comprada pelo Facebook há três anos, aconteceu em 2013 nos Estados Unidos. Entre as marcas que inauguraram o modelo estavam Levi’s, Disney e Banana Republic. Hoje, nos EUA, estuda-se a possibilidade de a publicidade ter um formato de carrossel, com anúncios “girando” no post. Depois, a Inglaterra adotou a publicidade e, em seguida, vieram Austrália, Canadá e França. O Brasil é, agora, o sexto país a vender mídia na plataforma. 

Por aqui, a ideia foi primeiro preparar a estrutura para atender as marcas interessadas. Ou seja, a equipe foi reforçada, inclusive com a chegada de profissionais com experiência na publicidade (Juliana Constantino, ex-AgênciaClick, chegou à rede em dezembro de 2014 para ser creative strategist). Afinal, a empresa não apenas vende mídia, mas atua como consultora e parceira criativa de anunciantes e agências, mostrando cases de outros mercados e apresentando as melhores práticas para a plataforma.Em virtude disso, a decisão foi fazer um lançamento ao estilo “soft opening”. Assim, a rede procurou sete agências – Africa, AlmapBBDO, CuboCC, DM9DDB, Fbiz, JWT e Wieden+Kennedy –que já faziam trabalhos criativos para marcas (ainda que fossem no modelo orgânico). Com a aproximação entre os criativos, os anunciantes e a equipe do Instagram, foi fechado um “line-up” para a estreia da publicidade na operação brasileira. O resultado é que, neste segundo trimestre, 20 marcas estarão presentes na plataforma com fotos e vídeos promovidos.Brasil em segundoJunto com o lançamento da publicidade no País, o Facebook revelou que o Brasil é a segunda maior comunidade de usuários do Instagram, logo atrás dos EUA. Até então, não se revelava essa posição – como diversos players desse mercado, o Facebook não costuma abrir seus números. “O Brasil é super estratégico para o Instagram. Então, resolvemos iniciar a oferta de publicidade respeitando os três pilares do Instagram: comunidade, simplicidade e criatividade”, diz Fabrício Proti, diretor de desenvolvimento de marcas da rede, posto que assumiu em março passado. Com isso, dias antes da estreia do formato comercial, o próprio Instagram informou a base de usuários que eles iriam começar a ver peças publicitárias no feed.

"Temos agora duas importantes plataformas de comunicação para as marcas. No Facebook, houve uma evolução de rede social para uma plataforma de construção de marca e de e-commerce. O Instagram já começou como uma ferramenta poderosa de construção de marca. O Instagram não é para conquistar seguidores", avalia Leonardo Tristão, diretor-geral do Facebook Brasil. Quem comprar mídia na rede terá relatórios preparados pela Nielsen com KPIs de branding, uma parceria que vale para Facebook e Instagram. As marcas podem também trabalhar suas campanhas de modo complementar, adotando uma comunicação no Facebook e criando uma proposta que "complete" a ideia no Instagram.

Confira abaixo o que algumas marcas e agências comentaram da experiência de estarem na etapa inicial de lançamento da publicidade no Instagram Brasil:- Adriana Knackfuss, diretora de integrated marketing communications da Coca-Cola: "Usamos o Instagram como uma importante plataforma em nossas ações de real-time marketing. Por sua linguagem visual diferenciada, o canal se conecta com o público-alvo que tanto a Coca-Cola quanto o Instagram têm em comum. A Coca-Cola, por estar sempre inovando, entendeu a oportunidade como uma verdadeira parceria”- Clarissa Gaiatto, diretora de marketing da Visa (veja o vídeo criado para o Instagram mais abaixo): “O digital é um grande foco da companhia por seu poder tanto de inovação quanto de aproximação com nosso público. Por isso, uma de nossas principais estratégias está em redes sociais. O Instagram nos trouxe a melhor forma de apresentar os produtos e benefícios da marca de forma emocional, por meio de imagens e histórias que representam os desejos e aspirações de nossos consumidores e seguidores”- Cris Duclos, diretora de imagem e comunicação da Vivo: “Sabemos que o Instagram é um canal de comunicação essencialmente entre pessoas. Por isso, procuramos criar uma campanha humana, inspiradora e muito visual – assim como o conceito de 4G que iremos explorar: ‘A vida passa na velocidade 4G. Viva intensamente cada minuto’”- Eco Moliterno, vice-presidente de criação da Africa: “De cara, já deu pra ver duas coisas: o imenso potencial que esse novo formato terá na construção de marcas no universo mobile e o ótimo desafio que agências e clientes terão para criar peças respeitando a estética natural do Instagram”- Eduardo Campanella, diretor de marketing de CloseUp (que utilizou o beijo como conceito da campanha: “A gente ia entrar de maneira orgânica no Instagram a partir de fevereiro. Aí, o Facebook e o Instagram começaram a falar do formato de mídia. Fizemos praticamente um relançamento da estratégia. Estamos ansiosos com esse projeto”

- Igor Puga, Chief Interactive Officer da DM9DDB: “É um privilégio para a DM9DDB participar desses meses iniciais da plataforma comercial do Instagram. Inicialmente em conjunto com Guaraná Antarctica, C&A e McDonald´s aceitamos o desafio de encontrar uma maneira criativa de engajar o consumidor pela plataforma, e, como consequência, aumentar a relevância do Instagram no planejamento de canais das marcas. Assim alavancamos relacionamento e negócios pela internet"- Luciana Haguiara, diretora de criação digital da AlmapBBDO: “O Instagram é uma das plataformas digitais mais inspiradoras que temos atualmente. Um lugar onde as pessoas querem ver fotos bonitas, criativas, engraçadas, onde o velho chavão ‘uma imagem vale por mil palavras’ é totalmente verdadeiro. Colocar marcas ali e fazer com que elas sejam amadas não é uma tarefa fácil. Por isso, criamos pequenas histórias para que as pessoas se identifiquem com o conteúdo. Histórias nas quais beleza é fundamental”

 

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