Google favorece sites mobile em suas buscas

Nesta última terça-feira, 21 de abril, o Google iniciou uma grande reformulação de seu mecanismo de busca, em uma mudança de seu algoritmo que pode inclusive dar problemas para diversos websites.

Segundo informa o The Economist, a mudança ganhou o apelido de "mobilegeddon", devido aos possíveis danos que ele pode trazer a sites que não tem interfaces "amigáveis" com dispositivos móveis.

A mudança diminuirá a importância de sites que são difíceis de navegar nas telas pequenas de smartphones ou tablets. Por exemplo, sites com textos pequenos e difíceis de ler, ou com links complicados de clicar com os dedos, terão sua importância reduzida nas buscas.

“Como mais pessoas estão usando dispositivos móveis para acessar a internet, nossos algoritmos tem que se adaptar a esses padrões de usabilidade", destacou o Google em nota.

Para analistas, a mudança pode trazer benefícios para os consumidores, obrigando empresas e administradores de sites a reforçarem a usabilidade nos dispositivos móveis.

Segundo destaca o Think Insights on Mobile do Google, 61% dos usuários frustrados com a interface de um site na tela de seu smartphone ou tablet preferem ir para outro site mais fácil de navegar em vez de tentar usar o que apareceu na busca.

Além disso, no caso de uma experiência positiva via dispositivo móvel, a chance de uma visita resultar em compra de produtos ou serviços é de 67%.De acordo com uma pesquisa da Akamai, cerca de 81% dos websites ainda não são responsivos ao uso móvel.

Embora o Google sempre realize mudanças em seu algoritmo, essa é uma das poucas vezes que ele faz uma revisão mais aprofundada. Tanto que, para evitar maiores reclamações de sites e usuários, a alteração já foi divulgada em fevereiro, dando tempo para muitos prepararem seus websites.

Verifique se seu site é Mobile Friendly aqui.

 

 

PRECISA DE UMA AGÊNCIA DIGITAL?
Entre em contato conosco e solicite uma proposta para sua empresa.

SOLICITAR

Acompanhe nossas redes sociais