Como preparar seu plano de vendas no e-commerce durante as datas comemorativas

É de extrema importância fazer o melhor uso possivel do calendário anual para ampliar o número de pedidos e consequentemente o faturamento

O crescimento do e-commerce é exponencial nos últimos anos, e um dos fatores para esse sucesso de vendas são as datas comemorativas. Um exemplo disso é que, somente na Black Friday de 2014, o e-commerce ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em faturamento segundo dados do e-bit. Outras datas com números expressivos são as tradicionais como Natal (R$ 5,9 bilhões), Dia das mães (R$ 1,6 bilhões), Dia dos namorados (R$ 1,38 bilhões), Dia dos Pais (R$ 1,45 bilhões), Dia das Crianças (R$ 1,34 bilhões).

Por isso é de extrema importância fazer o melhor uso possivel do calendário anual para ampliar o número de pedidos do seu e-commerce e aumentar consequentemente o faturamento. Pensando nisso, Erick Melo, da Webjump criou algumas dicas importantes para seu e-commerce se destacar:

1) Vá além do tradicional

O mercado inteiro por obrigação precisa estar preparado para as datas tradicionais, mas nem todos estão criando oportunidades. O calendário é extenso e existem milhares de oportunidades em datas que vão além do tradicional como o Dia do Consumidor, Dia da Secretária ou outras datas relativas ao seu segmento como por exemplo o dia do esportista em um e-commerce do segmento de esportes. Por isso vale a pena estudar o calendário e estabelecer em planejamento uma estratégia para essas outras oportunidades.

2) Planejamento

Planejar é o ponto mais importante para um resultado eficiente em qualquer negócio e isso não é diferente no e-commerce. Por isso essa dica se divide em mais alguns pontos que podem servir de checklist para sua estratégia:

Produtos

Avalie o seu mix de produtos, defina quais os melhores produtos para cada data ou ocasião. Identifique as opções para formatação de kits, lembranças, presentes, brindes isso com certeza pode ser fator fundamental na compra por impulso.

Promoção

Deixe claro quais os beneficios de comprar naquela data, o diferencial pode ser o preço com desconto, o prazo e frete durante o período vigente. O cuidado com a logistica é de extrema importância, pois o atraso na entrega pode ser fator de insatisfação do cliente, por isso estabeleça e deixe claro o período vigente da promoção e prazo de entrega.

Estabeleça metas

Tenha como base a venda no mesmo período do ano anterior e crie metas a serem superadas. Criar um relatório das ações que deram certo ou errado podem ser um diferencial em promoções futuras.

3) Divulgação e Teaser

Antecipe a promoção e prepare o consumidor para as ofertas das datas comemorativas. Criar um hotsite/teaser para o consumidor se cadastrar e receber as ofertas ou descontos especiais antes da data programada de iniciio da promoção, pode ser um diferencial e um excelente instrumento para aumentar as suas vendas no período e consequentemente a sua base de clientes.

Nesse ponto o email marketing é fundamental para criar a expectativa e também para divulgar o inicio da promoção.

4) Ambientação

O cliente precisa estar envolvido e dentro do clima, por isso personalizar o layout do seu e-commerce, criar banners e vitrines que remetam a época é essencial para criar um apelo emocional e também aumentar a percepção de promoção para o consumidor .

5) Vale presente

Se existe uma forma de envolver duas ou mais pessoas é oferecer um vale presente, pois o consumidor que comprou o vale-presente é diferente do consumidor que vai escolher o produto. Se você conseguir conquistar ambos isso faz com que sejam seus clientes no futuro sendo assim uma ótima forma de fidelização.

6) Pós vendas

Como falamos anteriormente, criar um laço afetivo com a data é essencial, por isso depois do período da promoção enviar um email marketing agradeçendo o pedido e a experiência da compra pode ser um fator de estreitar e criar um relacionamento que vá além da venda. Convide ele para as redes sociais, ofereça um cupom de desconto ou crie expectativa para a próxima data com descontos especiais e exclusivos.

Que tal aproveitar as dicas, estabelecer um calendário e começar a planejar?

Sucesso e boas vendas!

Erick Melo é Sócio-Fundador e diretor comercial da Webjump, empresa responsável pela construção de e-commerces na plataforma Magento.

Via: Exame/PME

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