A diferença entre Marketing Digital e Inbound Marketing

Marketing digital e Inbound Marketing. Você sabe o que significam estes termos? Sabe a diferença entre eles?

Os empreendedores que estão começando a estudar novas maneiras de divulgar seu negócio e conquistar mais clientes no mundo virtual às vezes ficam meio perdidos entre os termos e conceitos mais recentes usados nas atuais estratégias de marketing.

Neste artigo, abordaremos um pouco mais sobre o assunto, para que você entenda bem estes conceitos antes de tomar as melhores decisões para captar clientes na internet!

O que é Marketing Digital?

Pode-se dizer que o marketing digital corresponde aos meios de se expressar online, o que se avolumou e passou a ter grande importância nas empresas quando ocorreu a popularização da internet.

Quando a rede mundial de computadores passou a contar com mecanismos de busca mais eficientes e o e-commerce se estabeleceu como um novo modelo de negócios no mercado, pegando carona nas novas formas de consumo e relacionamento com os e-consumidores, os gestores notaram que ficariam para trás se não passassem a agir também dentro do ambiente virtual. A partir de então, surgiram os blogs de marcas, portais, páginas corporativas nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e mais.

Se muitos consumidores estão passando mais tempo online hoje em dia, as empresas e marcas, afinal de contas, também devem estar online. Hoje, por exemplo, é muito comum o investimento em mídias online pagas, como anúncios PPC, que podem ajudar a impulsionar estratégias de inbound marketing, mas que são originalmente estratégias relacionadas ao Marketing Digital. Alguma coisa sobre canais pagos digital, que muitos incluem em “marketing digital”, mesmo anuncios PPC que podem acompanhar sua estrategia inbound, mas nao faz parte do inbound - mas sim, faz parte do marketing digital

O que é inbound marketing?

Esta expressão se refere a uma estratégia de mercado voltada para o ambiente criado pela internet. Ela nasceu da necessidade de uma nova abordagem ao usuário online: os consumidores que estão navegando no mundo virtual mudaram completamente os seus hábitos de consumo, e a mídia online tradicional já não apresentava os mesmos resultados de antes.

Assim, o Inbound Marketing se contrapõe ao clássico outbound marketing, que faz com que as propagandas de produtos e serviços alcancem o maior público possível, por meio de anúncios em grandes mídias, como os jornais, TV e revistas, por exemplo, ou através de panfletagem, outdoors, busdoors e contatos de telemarketing. Há nestes meios dificuldade para se segmentar a audiência da publicidade e mais ainda para calcular o ROI e o ROMI dos seus investimentos.

A ideia do inbound marketing é promover técnicas que façam com que seus clientes cheguem até sua marca através, principalmente, da relevância: publicações relevantes feitas em blogs, ações nas redes sociais, podcasts, vídeos expositivos ou videoconferências, newsletters, e-books e muitas outras formas de exibição. Com isso, as empresas adquirem a atenção dos internautas que têm um interesse legítimo nos seus produtos ou serviços, podendo estabelecer bons relacionamentos de médio a longo prazo, que vão desde a captação de leads até a finalização de um ciclo de compra.

Desta forma, o Inbound Marketing é ideal para quem tem dificuldades para qualificar leads, atraindo novos interessados ao produzir conteúdos relevantes relacionados aos seus produtos e serviços, e conduzindo-o pelo funil de vendas até a conversão. Trata-se de uma metodologia sistemática para converter visitantes em leads e leads em clientes.

Como diferenciar o inbound marketing e o marketing digital

Algumas diferenças podem ser difíceis de notar, porque seriam mais técnicas. Porém, vale destacar algumas distinções fáceis de perceber entre o inbound e o marketing digital. O primeiro funciona mais como uma estratégia de mercado, pertinente à gestão da empresa, ao passo que o marketing digital se mostra como um plano de ações e táticas, que vai ser cuidado pelo pessoal de marketing da organização.

O inbound marketing está focado na captação dos leads, aumento de vendas e outras questões dos negócios, enquanto que o marketing digital nem sempre terá este alvo, podendo simplesmente tratar de melhorar o relacionamento com os fãs da marca nas redes sociais ou ampliar a audiência no website da empresa.

Tais ações de marketing digital, inclusive, podem abraçar iniciativas que seriam mais coerentes ao outbound marketing, como publicidade indesejada, anúncios pagos em demais websites e portais, envio de SPAM, entre outras ações.

A estratégia planejada de inbound marketing não se mistura às ações outbound da empresa, equivalendo-se a duas formas apartadas de se chegar ao público-alvo do negócio.

Entendeu as diferenças entre inbound e marketing digital? Agora você já está apto a definir melhor as ações que vai implementar no mercado para captar mais clientes e divulgar melhor seus produtos e serviços.

Via: http://br.hubspot.com por Andre Tenenbaum

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