4 táticas de marketing digital para driblar a crise econômica

Diante do atual cenário econômico brasileiro, muitos empresários e diretores começam a questionar o papel do marketing digital em épocas de recessão do PIB e da inflação dos preços.

Para muitos, a ação mais inteligente é reduzir os gastos das estratégias que não trazem o retorno esperado, evitando a saída desnecessária de recursos financeiros.

O problema é que, sem táticas de marketing digital, uma marca torna-se praticamente “invisível” diante dos consumidores hiper conectados de hoje, que utilizam a web para pesquisar sobre produtos e/ou serviços. 

Mas, então, como aplicar o marketing digital em plena crise econômica sem perder dinheiro?

O segredo está em escolher táticas que possam trazer resultados em um curto período de tempo, ao mesmo tempo que constrói a imagem da marca e credibilidade em longo prazo, como resultado marginal. É importante frisar que tais ações também são necessárias para o crescimento de um negócio, no entanto, em épocas de corte de gastos é preferível apostar em planos que são capazes de gerar leads qualificados e, logo, retornos em vendas.

1- Mapeando os resultados já conquistados

Você tem um plano de marketing digital, mas necessita reduzir os investimentos e não sabe quais estratégias devem permanecer e quais devem ser cortadas. A solução é fazer um mapeamento completo dos retornos obtidos em cada uma das estratégias até então. Assim será possível descobrir quais ações trazem retornos mais retorno e aumentam as probabilidades de aquisição de clientes.

2- Invista no marketing digital para fidelização

Aquele velho conceito que diz que conquistar um novo cliente é mais difícil e custoso que manter um antigo continua valendo. Em períodos nos quais é necessário fazer mais com o mesmo, é válido investir de forma inteligente em táticas de fidelização como e-mail marketing, remarketing, rede sociais e materiais digitais informativos que engajam os seus clientes antigos.

3- Data Analytics (métricas)

Com o volume de informações vindas das redes sociais, interações em blogs e outros ambientes virtuais que geram uma explosão de dados “big data”, é crucial ter uma estratégia de extração de significados e insights. Ao investir em táticas de data analytics a empresa consegue descobrir as tendências de comportamento do internauta e suas necessidades de consumo. A partir disso, o planejamento de captação de clientes e manutenção da base de clientes atuais torna-se mais consistente e assertivo.

4- Múltiplos canais

Se há algumas décadas o consumidor conhecia uma marca pelo rádio ou televisão e só conseguia comprar em uma loja física ou por catálogos, hoje em dia a realidade é outra. O produto pode ser pesquisado e adquirido em smartphones, tablets, computadores e, além disso, o consumidor interage diretamente com a marca por esses canais, divulgando suas opiniões, avaliações, expectativas e em muitos casos ajudando até no desenvolvimento de novos produtos. Portanto, em tempos de crise econômica é indispensável fazer a integração de canais relevantes para estar à disposição do consumidor certo, na hora certa.

As quatro dicas deste artigo são válidas para diversos segmentos de negócios, entretanto, as estratégias devem ser customizadas para cada realidade e focar em satisfazer as necessidades dos seus clientes novos e recorrentes.

Via: Proxxima

 

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